Blog do Nahum

Anos 1970

1970
Promulgado o Decreto-Lei nº  1.077, que estabelece a censura prévia às publicações obscenas. Há uma proliferação pelo país dos centros de tortura do regime militar. No Oriente Médio o rei Hussein, da Jordânia, onde a sede da OLP era tinha sua sede, ordena o massacre de milicianos palestinos, no chamado “Setembro Negro”, fazendo com que a organização se mude para a capital libanesa, Beirute.

1971
Sirotsky deixa o Itamaraty e assume o cargo de correspondente em Israel do carioca Jornal do Brasil e do paulista O Estado de S.Paulo. No Estadão assina com o pseudônimo Nelson Santos. Lançamento da revista Exame. O título Senhor é usado em uma nova publicação, lançada neste ano. A revista circularia até o ano seguinte.

1973
Durante o feriado judaico de Yom Kipur, Síria e Egito atacam posições em Israel. O conflito termina depois de 19 dias com intervenção de potências mundiais e sem alterações no traçado dos territórios. A Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep) embarga o fornecimento do produto aos EUA e a potências da Europa, gerando a crise do petróleo.

1974
Posse do general Ernesto Geisel na presidência da República e início do processo de abertura política. Encerradas as atividades de O Jornal e do Correio da Manhã. Sirotsky volta ao Brasil e cria a Capel, empresa de engenharia política, consultoria e assessoria empresarial. Assessora ainda a equipe que cria a Aracruz Celulose.

1975
Anunciada a morte por suicídio do jornalista Vladimir Herzog em dependências do Exército em São Paulo. A versão oficial é contestada, há protestos contra a tortura e começa a haver mais liberdade de imprensa. Tem início, no Líbano, uma guerra civil que se estenderia até 1990.

1976
Encerradas as atividades do Diário de Notícias. Lançamento da revista IstoÉ, que depois viraria IstoÉ Senhor e voltaria a ser apenas IstoÉ. O presidente Geisel promulga uma lei que impede o debate político nos meios de comunicação em ano de eleições municipais.

1978
Revogado, por força da Emenda Constitucional nº 11, o Ato Institucional nº 5 (AI-5). Posse do presidente João Batista Figueiredo. O título Senhor é aproveitado em uma publicação de Vogue. A revista Senhor Vogue, lançada neste ano, tem o título mais tarde alterado novamente para Senhor. Israel assina tratado de paz com o Egito, que se torna o primeiro país árabe a reconhecer a existência do Estado judeu.

Anos 1930 e 40 | Anos 1950 | Anos 1960 | Anos 1970 | Anos 1980 | Anos 1990 | Anos 2000

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: