Blog do Nahum

Anos 1960

1960
JK inaugura Brasília e deixa a presidência. Jânio Quadros é eleito presidente e João  “Jango” Goulart, seu vice.

1961
Sirotsky deixa a revista Senhor para ser adido da embaixada brasileira em Washington, no período do embaixador Roberto de Oliveira Campos. No Brasil, Jânio Quadros toma posse em janeiro mas acaba renunciando em agosto. Na Alemanha começa a ser construído o Muro de Berlim.

1964
Com a instalação do regime militar depois que movimento político-militar derruba João Goulart e empossa o general Humberto de Alencar Castello Branco, tem início a censura aos meios de comunicação. Sirotsky retorna ao Brasil para ser assessor de Campos no Ministério da Coordenação Econômica e de Leônidas Boriuo no Instituto Brasileiro de Café. No Egito, durante conferência de países árabes, é criada a Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

1965
Encerradas as atividades do Diário Carioca. Inaugurada a TV Globo. Afastado do jornalismo desde 1961, Sirotsky retorna como integrante da equipe editorialista do Jornal do Brasil, no qual se torna colunista de Economia.

1966
Sirotsky volta à carreira diplomática, assumindo o cargo de adido cultural da embaixada do Brasil em Tel Aviv, Israel, no qual permaneceria até 1971. Lançamento da revista Realidade, que circularia por mais dez anos, até 1976.

1967
O ministro do Exército de Castello Branco, o general Artur da Costa e Silva, assume a Presidência, eleito indiretamente pelo Congresso. É promulgada a Lei de Imprensa (nº  5.250), que impõe severas limitações à liberdade de informação. No Oriente Médio ocorre a chamada Guerra dos Seis Dias, entre Israel e as tropas do Egito, da Jordânia e da Síria.

1968
Lançada Veja, revista semanal de informação, em São Paulo. Promulgado o Ato Institucional nº 5, que confere ao presidente o poder de impor censura prévia aos meios de comunicação. 

1969
Promulgada a Lei nº 510, nova versão da Lei de Segurança Nacional que afeta a liberdade de imprensa. Regulamentada a profissão de jornalista, pelo Decreto-Lei nº 972.

Anos 1930 e 40 | Anos 1950 | Anos 1960 | Anos 1970 | Anos 1980 | Anos 1990 | Anos 2000

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: