Blog do Nahum

Anos 1930 e 40

1937
Lançado Dom Casmurro, semanário literário que publicou os primeiros textos de Nahum Sirotsky e que duraria até 1946. No Brasil é instituído, por um golpe dado pelo ex-presidente Getúlio Vargas, o Estado Novo. 

1938
Lançamento da revista Diretrizes, na qual o jornalista Sirotsky trabalhou como office-boy no início de sua carreira. A revista, lançada por Samuel Wainer, tio de Nahum, duraria até 1944.

1939
Getúlio Vargas cria o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), para divulgar as ações do governo e vigiar ideologicamente os veículos de comunicação.

1940
O salário mínimo é instituído por Vargas por meio de um decreto-lei.

1941
Lançamento da revista X-9, de histórias de detetive e mistério, da qual Nahum Sirotsky seria leitor assíduo. O título duraria até 1962. Sirotsky trabalha como office-boy da revista Diretrizes e colabora em Dom Casmurro, semanário literário de Bricio de Abreu.

1942
Após bombardeio de navios brasileiros por submarinos alemães e de uma série de manifestações populares, o Brasil declara guerra à Alemanha e à Itália.

1943
Nahum Sirotsky ocupa o cargo de repórter de Geral em O Globo. Entra em vigor no Brasil um novo conjunto de regras trabalhistas, com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

1945
Sirotsky atua como correspondente de O Globo nos EUA, trabalhando na Organização das Nações Unidas (ONU), e nas cidades de Nova York e Washington. No Brasil, Vargas renuncia, em 29 de outubro. O general Eurico Gaspar Dutra assumiria em seu lugar em janeiro do ano seguinte.

1947
Sirotsky assume a editoria Internacional de O Globo, estrutura e implanta O Globo no Ar, primeiro noticioso de rádio com equipe brasileira, que incluía coberturas in loco. É decretada a ilegalidade do Partido Comunista Brasileiro (PCB). 

1948
Criado o curso de jornalismo em São Paulo pelo empresário Cásper Libero. O Estado de Israel é  fundado em maio. Tem início a Guerra de Independência, entre o Estado judeu e países árabes vizinhos.

1949
Fundada a Tribuna da Imprensa, jornal carioca pertencente a Carlos Lacerda, que se notabilizaria pela ferrenha oposição a Getúlio Vargas. Sirotsky atua como repórter especial do jornal carioca Diário da Noite. Tem início a chamada “guerra fria”, batalha econômica, diplomática e tecnológica entre Estados Unidos e a então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Anos 1930 e 40 | Anos 1950 | Anos 1960 | Anos 1970 | Anos 1980 | Anos 1990 | Anos 2000

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: